Universidade do Algarve

A Universidade do Algarve, fundada em 1979, é uma instituição diferente das outras Universidades, dado coexistirem no seu seio Unidades Orgânicas de Ensino Superior Universitário e de Ensino Superior Politécnico. Conhecida internacionalmente nas áreas das Ciências do Mar, Gestão Turística, Biotecnologia e Ciências Biomédicas. Tem promovido entre os seus alunos a participação em atividades desportivas, recreativas, de voluntariado e atividades em diversas áreas científicas e tecnológicas.

Esta Universidade conta com vários centros de investigação de topo. Entre eles: Centro de Ciências do Mar (CCMAR), Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA), Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR).

Conta ainda com licenciaturas e mestrados bastante conceituados a nível nacional – a Licenciatura em Biologia Marinha é única no país, fornecendo formação similar à atualmente ministrada em universidades europeias e norte-americanas, o que promove a mobilidade dos estudantes em contexto internacional. Os mestrados em Biologia Marinha e em Aquacultura e Pescas da UAlg estão classificados entre os melhores da Europa, sendo que ambos partilham unidades curriculares com outros mestrados internacionais (Erasmus Mundus).

A FCT (Faculdade de Ciências e Tecnologia) localiza-se no campus de Gambelas, rodeada pelo Parque Natural da Ria Formosa e mais precisamente o Ludo, uma região de maquis mediterrânico de elevada diversidade. Para além de todos os recursos que a Universidade do Algarve fornece aos estudantes, a qualidade de vida que a cidade de Faro proporciona aos estudantes é essencial, ou não fosse o lema da Universidade “Estudar onde é bom viver”.